Ziel faz parceria com Portocanna para receber a primeira certificação GMP da UE para o uso de tecnologia de frequência para controle microbiano em cannabis

16 de maio de 2024

SÃO FRANCISCO, 16 de maio de 2024 (GLOBE NEWSWIRE) – Ziel, líder do setor que fornece soluções de controle microbiano personalizadas de última geração para as indústrias agrícola e de cannabis, anunciou hoje que seu parceiro Portocanna, um processador de canábis medicinal em Portugal recebeu validação GMP para a descontaminação de flores de canábis utilizando a tecnologia do Sistema de Radiofrequência (RF) da Ziel. Com a certificação GMP num estado membro da UE, a Portocanna está bem posicionada para fornecer cannabis medicinal a partir das suas instalações farmacêuticas EU-GMP para os mercados em expansão na Alemanha e no Reino Unido.

“Estamos muito satisfeitos por a nossa tecnologia de radiofrequência ter recebido a primeira aprovação GMP da UE para controlo microbiano através da nossa parceria com a Portocanna”, afirma Arthur de Cordova, CEO e cofundador da Ziel. “Estamos bem posicionados na UE para resolver um problema que todos os cultivadores precisam de resolver se quiserem garantir uma presença no mercado europeu de canábis em rápido crescimento.”

As GMP definem o padrão mínimo que os fabricantes de produtos médicos devem cumprir nas suas operações de processamento de produtos no âmbito da Agência Europeia de Medicamentos (EMA), que coordena e padroniza as atividades de GMP a nível da União Europeia (UE). Todas as entidades que importam ou exportam cannabis para e dentro da UE são obrigadas a ter certificação GMP, o que representa um investimento substancial e um compromisso para cumprir estes regulamentos. Com esta primeira certificação GMP, a tecnologia da Ziel proporciona agora aos cultivadores e processadores pós-colheita que procuram produzir na UE, ou exportar para a UE, um caminho claro e simplificado para integrar uma etapa de controlo microbiano nas suas operações.

Ao contrário das formas ionizantes de radiação, como raios X, gama e feixe eletrônico, a radiofrequência é um processo térmico não ionizante, compatível com processos orgânicos. No mercado europeu, a radiofrequência não exige rotulagem e licenciamento adicionais para utilização na descontaminação de cannabis. Por exemplo, a Alemanha exige o registo de todas as estirpes tratadas com radiação ionizante (raios X, gama e feixes eletrónicos) antes da distribuição no país; um processo que demora 6 a 9 meses e uma taxa administrativa de 2.500€ por estirpe.

“A Portocanna está extremamente bem posicionada para aumentar as exportações de cannabis medicinal a partir de suas instalações com certificação GMP da UE”, disse Amit Adri, CEO e fundador da Portocanna SA “O uso de radiofrequência em nossos processos GMP nos permite atender de forma eficiente ao aumento da demanda após a passagem de A histórica lei alemã de reforma da cannabis foi aprovada em 1º de abril e atende com eficiência aos rigorosos requisitos regulatórios alemães para a segurança da cannabis.”

“A nível interno, a Portocanna's recebeu aprovação para uma das suas formulações de cannabis no mercado português”, continuou Edri. “Os nossos produtos são tratados com radiofrequência para cumprir os requisitos do Infarmed e da UE em matéria de segurança dos pacientes.”

Para saber mais sobre Ziel ou RFX, visite www.ziel.com.

Sobre Ziel
Ziel é líder do setor no fornecimento de soluções de controle microbiano personalizadas de última geração para as indústrias agrícola e de cannabis. Os mercados em que a empresa opera atualmente incluem frutos secos, sementes e frutas selecionadas, bem como cannabis e cânhamo. Os produtos da Ziel aproveitam as tecnologias de radiofrequência e micro-ondas para criar soluções personalizadas que ajudam os clientes a atender consistentemente aos requisitos regulatórios, preservar a integridade do produto, melhorar os processos operacionais e maximizar os lucros. A Ziel tem uma clientela mundial que processa comercialmente alimentos e produtos de cannabis com instalações nos Estados Unidos, Canadá, Austrália, Chile, México e em toda a UE. A sede corporativa da Ziel está localizada em São Francisco. Para saber mais sobre as soluções da Ziel visite www.ziel.com.

Sobre Portocanna
Portocanna pretende tornar-se o principal processador de cannabis medicinal na Europa. Com uma instalação de 3.000 m² com certificação GMP da UE, um laboratório interno de P&D e o maior centro de logística de cannabis da UE, a empresa é apoiada por uma equipe altamente qualificada e experiente. Depois de lançar com sucesso produtos de canábis medicinal na Alemanha e no Reino Unido, e com um produto a ser introduzido em breve no mercado português, a Portocanna está focada em expandir o seu portfólio nestes mercados-chave. Além disso, a empresa procura ativamente oportunidades de crescimento noutras regiões europeias. Com 25 cultivares proprietárias de cannabis desenvolvidas e registradas, juntamente com investimentos significativos em P&D, a Portocanna é pioneira em métodos de entrega inovadores.

Contato com a mídia:
Raquel Heras